PESQUISAR

VIOLÊNCIA NO NAMORO

 "DEIXA-TE AMAR, NÃO CONTROLAR"

O Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco de Lisboa Oriental (NACJRLO), realizou, no dia 22 de abril, uma palestra sobre "Violência no Namoro", intitulada "Deixa-te amar, não controlar, no âmbito do mês da Prevenção de Maus Tratos, organizada pelo PES.

A atividade decorreu na Bilioteca da escola básica de Marvila com a presença das turmas 9º A , 9ºB e CEF 3, e professores respetivos, com o objetivo de capacitar os adolescentes para reconhecer, prevenir e agir perante situações de violência e compreender a importância do consentimento e dos direitos individuais numa relação afetiva.

A sessão suscitou o interesse e a participação nas dinâmicas proporcionadas, envolvendo os alunos e alunas de forma muito positiva.

  




EXPOSIÇÃO DE PROVÉRBIOS POPULARES PORTUGUESES

 ILUSTRAR SABEDORIA POPULAR COM TESOURAS E COR!

Os alunos do 2.º ciclo embarcaram num projeto criativo que uniu arte e tradição: "Ilustração de Provérbios Populares Portugueses", dinamizado pela professora Rute Casteleira. 

Inspirados na técnica de Henri Matisse — o mestre de “pintar com a tesoura” —, deram vida a expressões do saber popular através de recortes em papel de lustro, criando composições visuais cheias de cor, simbolismo e significado.

Foi uma experiência onde a imaginação encontrou a sabedoria antiga, provando que a arte também é uma forma de manter viva a nossa cultura!

 



CONCURSO DE LEITURA EM VOZ ALTA: ENTREGA DE PRÉMIOS

 “CONCURSO DE LEITURA EM VOZ ALTA” ANIMA A ESCOLA BÁSICA DE MARVILA

No dia 5 de junho, foram entregues prémios aos três melhores leitores e os certificados pela sua participação no “Concurso de Leitura em Voz Alta”, realizado no âmbito da Semana da Leitura, na Escola Básica de Marvila, e promovido pelas Professoras de Português do 3º ciclo, em colaboração com Biblioteca Escolar Manuel Alegre (BEMA).

Este Concurso envolveu alunos do 3º ciclo de todas as turmas, tendo como júri as Professoras de Português do 2º e 3º ciclos.

Esta iniciativa teve como objetivo incentivar o hábito e o prazer da leitura e valorizar a cultura literária entre os estudantes, pois tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades de leitura em voz alta, interpretando trechos de diferentes obras literárias.



ECONCURSO “PUXA A BRASA À TUA SARDINHA”: EXPOSIÇÃO/VOTAÇÃO NA BIBLIOTECA ESCOLAR

 CONCURSO “PUXA A BRASA À TUA SARDINHA”

Durante os meses de maio e junho, a Escola Básica de Marvila encheu-se de cor, alegria e criatividade com o concurso “Puxa a Brasa à Tua Sardinha” dinamizado pela professora de Educação Visual e Educação Tecnológica, Rute Casteleira.
Inspirados pela tradição popular dos Santos Populares e pela irreverência artística de Raphael Bordallo Pinheiro, os alunos – com o envolvimento das suas famílias – deram asas à imaginação e reinventaram a tradicional sardinha portuguesa, transformando simples silhuetas em autênticas obras de arte. Foram utilizadas diversas técnicas e materiais, evidenciando a riqueza da expressão artística e a criatividade dos participantes.
As sardinhas foram exibidas na Biblioteca Escolar, agora transformada numa verdadeira galeria de cor e originalidade, onde toda a comunidade escolar foi convidada a votar, no dia 11 de junho, nas suas preferidas. A escolha não foi fácil, dado o elevado nível de qualidade e diversidade das propostas.
Parabéns a todos os participantes pelas sardinhas tão originais e criativas! Esta iniciativa foi uma verdadeira festa da imaginação, que enriqueceu a escola com arte, tradição e entusiasmo. Obrigado por celebrarem os Santos Populares com tanto brilho e dedicação!


DIA DA ESCOLA ABERTA

 EB DE MARVILA- DIA DA ESCOLA ABERTA

Escola Básica 2/3 de Marvila abre portas aos alunos do 4.º ano num Dia Especial de Partilha e Descoberta. No âmbito do “Dia da Escola Aberta”, que decorreu no dia 29 de abril, a Escola Básica de Marvila recebeu com entusiasmo os alunos do 4.º ano das Escolas Básicas João dos Santos e Agostinho da Silva. A visita, que teve como objetivo proporcionar uma aproximação ao ambiente escolar do 2.º ciclo, foi marcada por momentos educativos, lúdicos e culturais. A jornada começou com uma receção calorosa e uma visita à Biblioteca Escolar Manuel Alegre, onde os alunos participaram numa sessão de declamação de poemas, incentivando o gosto pela leitura e pela expressão oral, assim como, preencheram umas palavras cruzadas em jeito de concurso, sobre as diferentes valências e características da biblioteca.

Seguiu-se uma passagem pela sala das Ciências, onde os visitantes foram surpreendidos com experiências dinamizadas pelas professoras de Ciências dos 2.º e 3.º ciclos, despertando a curiosidade e o espírito científico dos mais novos. No âmbito das disciplinas de TIC e Cidadania, os alunos participaram num animado quizz sobre "Mulheres Portuguesas com Coragem à Frente do Seu Tempo", promovendo o conhecimento histórico e a reflexão sobre igualdade de género. Um dos momentos mais marcantes foi preparado pelo professor de Educação Musical, que orientou a turma M6B numa interpretação instrumental da conhecida banda sonora da série "Game of Thrones". A apresentação, realizada com xilofones, impressionou os visitantes pela coordenação, musicalidade e entusiasmo dos jovens músicos. Outra das atividades de grande sucesso foi o Jogo da Glória, elaborado pela turma M7C, que envolveu os visitantes em desafios educativos e divertidos. A manhã terminou em grande com uma Gincana Desportiva, realizada no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola, orientada pelos professores de Educação Física de 2º e 3º ciclos, onde o espírito de equipa e a atividade física foram os protagonistas. Durante toda a visita, foi também possível apreciar as várias exposições de trabalhos realizados pelos alunos da escola anfitriã, revelando o empenho e a criatividade da comunidade escolar. No final, cada aluno recebeu um “miminho doce”, um estojo, um pergaminho e uma pulseira da amizade ( executadas pela professora Leonor Neves), como forma simbólica de acolhimento e lembrança deste dia tão especial. O “Dia da Escola Aberta” foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora que permitiu aos futuros alunos do 2.º ciclo conhecer o espaço, os professores e as atividades que os esperam, promovendo uma transição mais tranquila e confiante para a nova etapa escolar.