PESQUISAR

BRAILLE... UMA ESCRITA TÁCTIL


Nos dias 6 e 14 de Janeiro de 2010, realizou-se um Workshop de leitura /escrita na Biblioteca, intitulado: ”O Braille… uma escrita táctil”, dinamizado pelas técnicas, Dr.ª Carminda Pereira e Dr.ª Filomena Costa, da Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais.


Participaram nesta actividade as turmas do 5ºA, 6º C e 7ºE.

Os alunos ouviram uma história:

Surpresa das surpresas… estava escrita em Braille…

Todos eles gostariam de conseguir fazer o mesmo que a Dr.ª Carminda…ler fluentemente uma história num código diferente. Parecia fácil!!!

Surgiu então a oportunidade de utilizar a máquina Braille, seguindo as instruções das monitoras. Mas, apesar do interesse, do entusiasmo e motivação eis que surgem as primeiras dificuldades:

• O que significam os pontos?!

• Como é que os pontinhos se podem transformar em letras?!

• Quais os dedos a utilizar?

_ “Puxa... é bué difícil” diziam eles.

Mas o tempo escasseava para tantas dúvidas, tantas questões que acabariam por ficar quase sem resposta. Agendou-se, então, o segundo encontro. Desta vez, só para uma turma, o 7ºE. Apesar do elevado número de alunos todos tiveram, nos 90 minutos de “aula”, a oportunidade de escrever algo em Braille.

Que fixe… não sabem ler, mas sabem escrever em Braille, …. Pouco é claro. Nos corredores, nas salas de aula todos os professores e restantes colegas foram contagiados com a alegria destes participantes. Que sortudos…!!!

Mas a experiência não termina aqui: as técnicas disponibilizaram-se a realizar mais um encontro.

Cá as esperamos. Até breve.

1 comentário:

daniel disse...

ésta imagem deve ser um professorer e os alunos melhorres que a professora tem

Enviar um comentário