É já uma tradição na nossa escola apresentar aos novos alunos o espaço da BECRE, dar-lhes a conhecer o seu modo de funcionamento e as suas regras e motivá-los para a sua frequência, sempre com o objetivo de fomentar um crescente e duradoiro interesse pela leitura.
As quatro turmas de 5º ano, acompanhadas pelos respetivos diretores de turma, passaram pela Biblioteca Escolar Manuel Alegre entre os dias 24 e 27 de Setembro, participando com muito interesse nas atividades que lhes foram propostas.
A visualização de um powerpoint informativo, devidamente explicado também com a interação dos alunos, serviu de ponto de partida para as atividades seguintes, eminentemente ativas e cujo propósito era fazer com que a informação anteriormente veiculada adquirisse um caráter prático.
No jogo “ Página Perdida”, os grupos de detetives descobriram a sua localização nos respetivos livros . Em seguida e individualmente foi solicitado que cada aluno escrevesse uma frase a partir da dica “Ler é…”.
Do conjunto de todas as frases, distribuídas por uma página para cada turma, surgiu um livro gigante, recheado de imaginação e criatividade.
A visualização de um powerpoint informativo, devidamente explicado também com a interação dos alunos, serviu de ponto de partida para as atividades seguintes, eminentemente ativas e cujo propósito era fazer com que a informação anteriormente veiculada adquirisse um caráter prático.
No jogo “ Página Perdida”, os grupos de detetives descobriram a sua localização nos respetivos livros . Em seguida e individualmente foi solicitado que cada aluno escrevesse uma frase a partir da dica “Ler é…”.
Do conjunto de todas as frases, distribuídas por uma página para cada turma, surgiu um livro gigante, recheado de imaginação e criatividade.
A cada um dos participantes foi oferecido, no final, um diário gráfico, no qual se pretende que os alunos, nas disciplinas de português e educação visual, elaborem trabalhos a partir da leitura de uma ou mais obras, que poderão vir a ser expostos na biblioteca.
Uma ficha de avaliação da atividade foi preenchida individualmente, tendo-se obtido os resultados que se indicam. Responderam ao inquérito 76 alunos dos quais 69 consideram que sabem qual é a função da BEMA na sua aprendizagem, 64 alunos conseguem identificar a zona em que se organiza, 51 alunos considera ter dificuldade em localizar o livro que deseja na estante, 68 alunos sentem-se motivados para visitar a BEMA por iniciativa própria e 51 alunos considera muito bom este espaço educativo. Estes resultados estão expressos nos gráficos que a se
guir se representam.
Uma ficha de avaliação da atividade foi preenchida individualmente, tendo-se obtido os resultados que se indicam. Responderam ao inquérito 76 alunos dos quais 69 consideram que sabem qual é a função da BEMA na sua aprendizagem, 64 alunos conseguem identificar a zona em que se organiza, 51 alunos considera ter dificuldade em localizar o livro que deseja na estante, 68 alunos sentem-se motivados para visitar a BEMA por iniciativa própria e 51 alunos considera muito bom este espaço educativo. Estes resultados estão expressos nos gráficos que a se
guir se representam.
QUESTÕES
|
1- Conhece as funções da BE
|
2-
Identifica as zonas da BE
|
3- Dificuldade em encontrar as obras
|
4- Motivação
|
SIM
|
69
|
64
|
25
|
68
|
NÃO
|
7
|
12
|
51
|
8
|
QUESTÃO 5:
Avaliação do espaço da BE
| |
Muito Bom
|
64
|
Bom
|
10
|
Satisfaz
|
2
|
Não Satisfaz
|
0
|
Sem comentários:
Enviar um comentário