PESQUISAR

BIBLIOTECA HUMANA "Não julgues o livro pela capa"


A Biblioteca Humana, que assume como slogan "Não julgues o livro pela capa", começou a ser implementada na Biblioteca de Marvila e teve como primeiros leitores os alunos da Escola de Marvila. Esta visa facilitar um diálogo construtivo e informal entre os/as jovens que frequentam o 9º ano e pessoas que são alvo de preconceitos, criando a oportunidade de relacionamento interpessoal entre grupos que habitualmente não teriam a possibilidade de interagir e permitindo o confronto com estereótipos num ambiente estruturado, protegido e limitado no tempo.
O projeto visa sensibilizar os jovens para a importância da inclusão, da diversidade cultural e da igualdade de oportunidades, combater a discriminação e desconstruir estereótipos, de forma a fomentar a aproximação entre povos, culturas e religiões, bem como promover o diálogo entre pessoas que normalmente não teriam oportunidade para interagir.
Após a identificação dos “Livros Humanos” é levado a cabo um trabalho de preparação/formação dos “autores”. Os 12 livros humanos disponibilizados na biblioteca de Marvila têm como tema profissões: Jornalista, Tatuador, Realizador de Cinema, Antropólogo, Programador informático, Bibliotecário, Escritora, Professora Universitária, Actriz, Sociólogo, DJ, e diretora do Teatro de S. Luiz.
         No dia 20 de Abril os alunos do 9º ano acompanhados pelas professoras: Graça Franco, Paula Leitão, Giovanna Veiga, Isabel Brites e pela professora bibliotecária Florbela Violante, deslocaram-se à biblioteca de Marvila a fim de fazerem as suas primeiras leituras na biblioteca humana. Após a pesquisa no catálogo, receberam o “LIVRO”. Assim durante 90 minutos (pouco tempo para tanta pesquisa!) os nossos jovens tiveram oportunidade de questionar/ e ouvir histórias de vida, utilizando uma nova forma de Leitura.

Foi sem dúvida uma experiência Única.








Sem comentários:

Enviar um comentário