PESQUISAR

Ciência & Arte - Reinos da Imaginação




Em parceria com a Cassefaz e a Yorn, esteve patente de 14 a 21 de maio na Biblioteca Escolar Manuel Alegre uma Exposição subordinada ao tema “Ciência & Arte” Reinos da Imaginação. Todas as turmas da Escola, acompanhadas pelos professores, tiveram oportunidade de a visitar e explorar, recebendo, no final, uma pequena ficha- síntese, que completarão individualmente.
Foram visionados vários filmes como:
·        Eu oiço as cores,
·        Usando a matemática para criar histórias.
·        A Beleza escondida da Polinização.
·       


CANÇÕES DE ABRIL nas Bibliotecas de Lisboa


Canções de Abril

 Os alunos do 6º C e do 9º A, acompanhados pelas professoras de HGP/ história , e Inglês, e a BEMA participaram numa Oficina Musical  intitulada “  Canções de Abril” que decorreu na Biblioteca de Marvila, dinamizado pelo Serviço Fonoteca das BLX.
 Tocando vários instrumentos musicais, escutando várias canções, visionando excertos de filmes/ documentários, os alunos, de forma lúdica, fora do espaço escola e, mais uma vez, em parceria com a Biblioteca de Marvila, consolidaram conteúdos lecionados e enriqueceram os seus conhecimentos.
                    
"Zeca Afonso e tantos outros músicos marcaram a “banda sonora” dos anos em volta do 25 de Abril de 1974, fazendo da canção um veículo de denúncia, protesto e exaltação da liberdade.

Mais de 40 anos volvidos, muitas letras e canções continuam a ressoar na nossa memória coletiva. Neste programa iremos recordar através de imagens, filmes e da participação musical ativa, algumas páginas da História de Portugal e das canções que ajudaram a fazer e a continuar o espírito de Abril ."



ABRIL- EXPOSIÇÃO NA BEMA


25 de ABRIL- EXPOSIÇÃO NA BEMA

Patente na Biblioteca Escolar Manuel Alegre e de portas abertas a toda a comunidade escolar, cartazes e cravos vermelhos sublinham, entre outros, a luta e a resistência, os valores de Abril no futuro de Portugal, conquistas de Abril que fazem hoje parte da nossa vida e a vontade de continuar Abril.
Para que a memória perdure e os valores se reforcem, a BEMA expõe e convida a apreciar.










   Maria da Luz Albuquerque

MEMO


No dia 22 de maio a Fundação Alzheimer Portugal foi à Escola Luisa Neto Jorge realizar uma atividade com a turma do 3 ano da Professora Cláudia Jacinto.
Os alunos leram previamente com a professora o livro Memo e a avó Kelembra e as técnicas da fundação fizeram uma pequena representação teatral da obra sensibilizando os alunos para a doença de Alzheimer.
Os objetivos desta atividade são não apenas promover s leitura mas ainda a sensibilização dos alunos para esta doença.












O Pequeno Elefante Memo Kelembra


No dia 10 de maio a Fundação Alzheimer realizou uma ação de sensibilização sobre a doença de Alzheimer na Escola Dr João dos Santos para uma turma de 2 ano
Foi realizada uma representação teatral do livro O Pequeno Elefante  Memo  Kelembra que previamente tinha sido lido e explorado pela professora Ana Fonseca na aula com os alunos.















A Escola de peixes do Rio Tejo


No âmbito do projeto de leitura digital levada a cabo pela coordenadora das Bibliotecas Escolares Florbela Violante e pela delegada de História e Geografia de Portugal Margarida Remédio têm sido realizadas,  no mês de Abril ,sessões com algumas turmas na Escola Dr. João dos Santos.
Estas sessões tem como objectivo, não apenas sensibilizar e motivar os alunos para a leitura, mas também divulgar os efeitos nefastos da poluição provocada pelo plástico levando os alunos a uma consciencialização e importância da prática da reciclagem e da utilização de materiais poluentes
O livro explorado foi “A escola de peixes do rio Tejo” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada ,integrado no PNL- leitura digital pretende ainda fazer a articulação com os conteúdos de HGP uma vez que a história refere as descobertas alguns monumentos da cidade de Lisboa e ainda os continentes e os oceanos.
 Margarida Remédio