PESQUISAR

BOAS FESTAS - BOAS LEITURAS


    • BOAS FESTAS

    BOAS LEITURAS

                                                                BOAS LEITURAS
BOAS FESTAS
                              FELIZ NATAL
 

FEIRA DOS MINERAIS

  Esteve patente na Biblioteca Escolar  de 13 a 17 de dezembro a Feira dos Minerais.






POSTAIS DE NATAL

Os alunos de francês das turmas do M8ºC e do M9ºB realizaram Postais de Natal em Francês no âmbito do Plano Anual de Atividades. Os Postais têm desenhos originais alusivos à quadra natalícia e também um poema de Natal em francês pesquisado na Internet, sendo diferente para cada postal.

 Os Postais estão todos expostos na Biblioteca da Escola de Marvila.

                      *************************************

Les élèves de français des classes de 8ème C et 9ème B de l'école de Marvila ont réalisé des Cartes Postales de Noël en Français. Cette activité fait partie du Plan Annuel d'Activités. Les Cartes Postales ont des dessins originaux alusifs à Noël et chaque carte postale a un poème de noël retiré d'Internet, un poème différent pour chaque carte postale. Les Cartes Postales de Noël sont toutes exposées à la Bibliothèque de l'École de Marvila.

 Obrigada

Merci

Professora

Professeure

Maria Elvira Catarino Moreira


Consultor da “Visão Junior”

 

Novos consultores da “Visão Junior”

Na revista nº208 da “Visão Junior”,foram abertas inscrições para a equipa de consultores.

Alguns dos nossos alunos inscreveram-se.

 O Bernardo Silva do 6º A  inscreveu-se e foi selecionado, fazendo parte da nova equipa de consultores da “Visão Junior”.






ÁRVORE DE NATAL DE MARVILA 2021

Os alunos do 8º Ano de Educação Visual realizaram uma árvore da Natal no pátio interior da escola, com trabalhos realizados por eles. 

A Biblioteca  da Escola de Marvila e os alunos da E.B.M. desejam a todos VOTOS de um 

FELIZ NATAL 

e  

FELIZ ANO NOVO 2022


 






EXPOSIÇÃO - MÓDULO E PADRÃO - ESPAÇO [BLX- LAB]

No passado dia 26 de novembro a BLX - Biblioteca Municipal de Marvila inaugurou o novo espaço jovem para comemorar o seu 5º ANIVERSÁRIO. A disciplina de E.V. dos oitavos anos da E.B.M. participou neste evento, com a construção de um mural que inclui 22 molduras com o trabalho individual de alunos das turmas sobre o tema Módulo e Padrão. Foram realizadas pequenas visitas de estudo à biblioteca com as turmas que participaram com os seus trabalhos.











CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA

 


Nos dias 25 e 26 de novembro, realizou-se o concurso de Escrita Criativa, dos alunos do 2º e 3º ciclos, na Biblioteca Escolar Manuel Alegre. Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para o gosto pela escrita dando asas à imaginação e criatividade. A partir de uma introdução, os alunos desenvolveram um tema comum.

O ARQUIVO MUNICIPAL VEIO À ESCOLA TERRAMOTO DE 1755

Terramoto na Escola de Marvila

 

No dia 16 de novembro, terça-feira, decorreu na escola de Marvila a atividade “O terramoto de 1755”, organizada pelo Arquivo Municipal de Lisboa. Esta atividade teve lugar na Biblioteca da escola e envolveu os alunos do 6ºano de escolaridade.



OFICINA DE PLANTAS MÁGICAS


No dia 3 de novembro de 2021, pelas 10 horas, os alunos da turma M5B da escola Básica de Marvila, acompanhados pelas professoras de HGP, Português, EV e Inglês, deslocaram - se à biblioteca de Marvila para realizarem uma experiência subordinada ao tema "A magia das plantas ". À chegada foram recebidos por técnicos que os organizaram em grupos, distribuíram os materiais pelas mesas e explicaram os procedimentos: num recipiente com água misturaram vitamina C em pó e bicarbonato de sódio.

Em seguida, pediram aos alunos que fossem recolher ervas daninhas para mergulharem na “poção mágica” por uns minutos. Depois disso fizeram uma pausa e foram brincar às escondidas, e quando voltaram aos lugares, tinham uma placa de madeira e outra de vidro e ao lado estava um papel que com a luz ficava mais escura. Os alunos colocaram a mistura das folhas molhadas no tal papel  “revelador”e posicionaram-no entre o vidro e a madeira, prendendo com umas molas e colocando-o ao sol. Voltaram a fazer nova pausa para brincarem mais um pouco. Desta vez estiveram menos tempo na rua e voltaram a correr, ansiosos, para a sala da Biblioteca. Quando retiraram o vidro e as plantas, os contornos e marcas das ficaram marcados no papel revelador, que adquiriu várias nuances cromáticas. 

Os trabalhos ficaram muito bonitos e originais.  

Foi uma verdadeira Oficina de Plantas Mágicas

Vai ser realizada a exposição com o resultado desta experiência marcante. 

Maria e Yara - M5B, em colaboração com a professora de Português