PESQUISAR

Projeto MEMO E KELEMBRA NAS ESCOLAS



“ Esta é a história de Memo, um pequeno elefante africano que vivia em Amboseli, no Quénia (…). A sua vida era divertida e segura e a sua família grande e simpática, chefiada pela avó Kelembra (…).”

Assim começa a narrativa de O Pequeno Elefante Memo que serviu de suporte a uma dramatização levada a cabo pelas representantes do projeto “Memo e Kelembra nas Escolas”, numa ação de sensibilização destinada aos alunos de 5.ºano. Este projeto a nível nacional é desenvolvido pela Alzheimer Portugal e tem como principal objetivo aumentar o nível de literacia na área das demências.
O nosso agrupamento de escolas aderiu a este projeto e, nos dias 28 e 30 de outubro, recebemos na Biblioteca Escolar Manuel Alegre – EB 2.3 Marvila – o pequeno Memo e a sua avó Kelembra.
As sessões foram constituídas por um momento de dramatização, seguindo-se uma sessão informativa com base no livro editado pela Alzheimer Portugal.
Os alunos aderiram com entusiasmo à abordagem desta temática: colocaram questões, responderam às perguntas das dinamizadoras, falaram das suas experiências pessoais e mostraram compreender a importância da família no apoio aos mais idosos.
No final, foram oferecidos alguns livros à Biblioteca Escolar, numa edição bilingue (português e inglês), da história O Pequeno Elefante Memo.
Esta atividade foi uma parceria com a Associação Alzheimer, em articulação com as escolas de Marvila e Damião de Gois, envolvendo as disciplinas de História e Geografia de Portugal, de Inglês e de Português, e as Bibliotecas Escolares.
    Mais uma vez estiveram presentes alunos do curso de Imagem (CIMG) do 9º ano a fim de participarem na  divulgação da atividade .
E não faz mal, avó, se te esqueceres das tuas histórias. Eu conto-tas outra vez (…)”.









Sem comentários:

Enviar um comentário