PESQUISAR

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA



 ACONTECEU … a 24 e 26 de Janeiro nas Bibliotecas

Uma vez mais, tivemos a visita do Arquivo Municipal de Lisboa nas bibliotecas das escolas Dr. João dos Santos e Marvila, dando aos nossos alunos a possibilidade de participar em várias oficinas.









Assim, aos alunos do 3º ano, foi apresentada a evolução e utilização da Bandeira Municipal de Lisboa, ao longo dos tempos e a descrição dos vários elementos que a compõem. A atividade prática consistiu na elaboração de uma bandeira do município de Lisboa.


Para os alunos do 5º ano, foi feita a descrição da cidade de Lisboa no tempo de D. Manuel I, com recurso aos documentos do Arquivo Municipal de Lisboa. (Foral Manuelino) A atividade prática consistiu num oficina de paleografia em que os alunos transcreveram um excerto da carta de foral do ano 1500 dada à cidade de Lisboa pelo rei D. Manuel. 

O Terramoto de 1755 e a Reconstrução de Lisboa foi o tema apresentado aos alunos do 6º ano, com a descrição dos acontecimentos do dia 1 de Novembro de 1755 e da reconstrução de Lisboa. A atividade prática consistiu na construção de um edifício pombalino em cartolina em 3D.
 Os Alunos do 9ºano tiveram oportunidade de explorar os acontecimentos ocorridos no dia 25 de Abril de 1974 recorrendo aos documentos do Arquivo Municipal de Lisboa. A atividade prática consistiu na pintura de um cartaz.
  

Estas atividades permitiram a continuação de um trabalho de articulação entre os vários ciclos (1º,2ºe 3º), as disciplinas de História e Geografia de Portugal, História e a Biblioteca Escolar.
















Sem comentários:

Enviar um comentário