PESQUISAR

O 25 DE ABRIL AQUI E AGORA

Na Escola Básica de Marvila, tal como no país inteiro, esta data histórica continua a assinalar-se por representar um marco de importância fundamental nas vidas e vivências de cada um de nós e daqueles que nos rodeiam.
 Contar aos mais novos o “antes “e o “depois” é atitude cívica de elementar responsabilidade, quer individual, quer coletivamente. No dia 20  de abril, a Biblioteca Escolar Manuel Alegre, em colaboração com o grupo disciplinar de HGP e com os professores que se encontravam a lecionar, nas horas previstas, as turmas convidadas, foi palco de uma aula de História especial.
O Arquivo Municipal de Lisboa, representado pelas técnicas Dras Ana e Filipa, marcou, mais uma vez, pela excelente colaboração, deliciando turmas de sexto e de nono anos com relatos, audições, fotografias e cartazes da época, que “viajaram” do Arquivo e do ano de 1974 até aos nossos dias e à nossa Escola.
No final, o trabalho prático, exposto com orgulho pelos alunos participantes, consistiu em decalques a papel químico, tal como se fazia na época, de cartazes oficiais comemorativos do 25 de abril em anos diversos. Muito apreciados, a sua análise permitiu observar, de forma criativa, a leitura apresentada pelos seus autores, do espírito e da História da Revolução dos Cravos.

 Ainda na Biblioteca e na sua envolvência exterior, espaço também para o que se transmite a partir das imagens:
 Maria da Luz Albuquerque













Sem comentários:

Enviar um comentário