PESQUISAR

ATIVIDADE DE LEITURA NO ÂMBITO DO MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

 Leitura do livro "O Estranhão" de Álvaro Magalhães

No dia 29 de outubro, no âmbito da comemoração do mês Internacional da Biblioteca Escolar realizou-se uma atividade de leitura. O livro escolhido foi "O Estranhão" de Álvaro Magalhães que combina humor, reflexão e uma linguagem acessível. A personagem principal é Fred, um rapaz de 11 anos, com um Q.I. acima da média, e conhecido como "O Estranhão" devido à sua visão peculiar do mundo, imaginação fértil e as situações inesperadas em que se envolve. Ele conta a sua estranha vida (a família, a escola, os amigos, os amores), com palavras e desenhos, enquanto reflete sobre tudo o que o rodeia. O seu grande desafio é viver uma vida normal, sem sobressaltos, e chega a fingir que é estúpido para não ser incomodado pelos que fingem ser inteligentes. Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. 

A actividade foca-se na criatividade, humor e reflexão sobre a diferença e tem como obetivos:

Desenvolver a compreensão leitora e a apreciação do humor literário; estimular a imaginação e a escrita criativa; promover a reflexão sobre a individualidade, o ser diferente e a inteligência.

No final os alunos da turma M6C produzem, na disciplina de Educação Visual individualmente/em pequenos grupos, uma ilustração e na aula de português um poema, carta ou pequeno texto inspirado no Estranhão, com base no que aprenderam para posterior montagem de  uma exposição de ilustrações e frases inspiradoras retiradas do livro para colocar num moral com o título “Somos todos um bocadinho estranhos".

A atividade teve também a colaboração dos alunos do 3.º ciclo, Beatriz Rodrigues e Sara Leong da turma M7C, Lara Afonso, Maria Silva e Matilde Nunes da turma M9B e Lara Oliveira da turma M9A. Estes alunos leram capítulos do livro para os alunos do 6.º ano.

A atividade contou também com a colaboração dos professores José Rosa (bibliotecário), Ana Inês e Graça Franco de Português (3.º ciclo), Paula Sêco de Educação Visual e Joaquim Martins de Educação Musical (2.º ciclo).




 






Sem comentários:

Enviar um comentário