PESQUISAR

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES



 Paula Rodrigues

Outubro é o mês escolhido internacionalmente para sublinhar e assinalar a importância das Bibliotecas Escolares na formação integral de crianças, jovens e adultos que se habituem a frequentá-las e a encará-las como espaços lúdico- didáticos  privilegiados e, na maior parte dos casos, de grande excelência. Neste ano, o tema escolhido foi “ LIGANDO COMUNIDADES  E CULTURAS” e, como habitualmente, na Escola Básica de Marvila a Biblioteca Escolar Manuel Alegre levou a cabo atividades várias, que se revelaram de grande interesse para a comunidade escolar.

Aos alunos de quinto ano foi feita a receção ao local, com a apresentação detalhada de todos os espaços da BEMA e das suas regras de utilização, tendo ainda sido projetado o filme ” The Fantastic Flying Books” of Mr. Morris Lessmore, que serviu de mote para um debate entre os participantes. Na Biblioteca Escolar Irene Gonçalves- Escolas João dos Santos e Agostinho da Silva-, também os alunos do primeiro ano assistiram a uma atividade semelhante, mais adaptada à sua faixa etária e com a visualização do filme” A menina que odiava livros”.
O pequeno elefante Memo”, dinamizado e dramatizado pela Alzheimer Portugal, alertou, de forma muito simples e adequada, os alunos do segundo ciclo, para uma das “doenças do século”, que, infelizmente já muitos experienciam nos seus núcleos familiares.
O Halloween, data sempre assinalada na nossa Escola, em cooperação com as professoras de inglês do segundo ciclo, foi pretexto para  realização e exposição de trabalhos alusivos e fantasmagóricos, Recebemos também a Associação Cultural e Juvenil  BATATO YETU PORTUGAL (BYP), que apresentou projetos de participação em  workshops de música africana a todos os alunos da Escola.
O Dia Mundial da Alimentação foi dinamizado pelo PESS, também com a colaboração da BEMA. Alunos e restante comunidade educativa foram, de várias formas, alertados para a importância de hábitos alimentares saudáveis a implementar no seu quotidiano. Os sextos anos de escolaridade realizaram trabalhos, que foram expostos e fez-se a aplicação de um inquérito sobre “Hábitos Alimentares”, direcionado a todas as turmas. Foram postos à disposição da comunidade escolar alimentos saudáveis, que todos puderam saborear.
Em parceria com a Biblioteca de Marvila, alunos do segundo e terceiro ciclos participaram na atividade “Navegar é preciso- Migrações musicais entre a África Lusófona, a América Brasileira e a Europa Portuguesa”, levada a cabo pela Fonoteca de Lisboa.
No dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a vinte e três de outubro, a BEMA esteve representada na Escola Luís de Camões, a “Ilustrar pela cidade fora”, no âmbito do projeto “Pela Cidade Fora- Educação para a Mobilidade”, sob a orientação do ilustrador André Letria.
Para terminar “em grande”, os alunos do primeiro ciclo das Escolas João dos Santos e Agostinho da Silva assistiram à representação da peça “Aladino”, em palco no Teatro Politeama.
 Maria da Luz Albuquerque











Sem comentários:

Enviar um comentário