PESQUISAR

NOVEMBRO NA BIBLIOTECA


As atividades na e em parceria com a BEMA continuam a acontecer. A 3, 9, 18 e 22 de novembro, o Arquivo Municipal de Lisboa dinamizou, no âmbito do projeto “ CONHECER A CIDADE”, intervenções interativas com alunos do primeiro e segundo ciclos, nomeadamente na Escola Básica de Marvila e na Escola Básica João dos Santos. Em articulação com as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Estudo do Meio, foram abordados conteúdos programáticos de forma diferente e de relevante interesse. “ LISBOA NO TEMPO DE D. AFONSO HENRIQUES” foi direcionado aos quintos anos e “O TERRAMOTO DE 1755”, aos sextos. Já os alunos do terceiro ano tiveram oportunidade de aprender mais sobre “ A BANDEIRA E OS SÍMBOLOS DA CIDADE”. No final de cada sessão, todos elaboraram trabalhos práticos e alusivos a cada tema.
Nos dias 14 e 21 de novembro e em parceria com a Biblioteca de Marvila, a escritora Fátima éFFe contou aos meninos do segundo ano que “ OS LIVROS GOSTAM DE CONTAR HISTÓRIAS”, sublinhando-se o grande interesse, participação e entusiasmo dos pequenos- grandes ouvintes.
Para assinalar o “DIA DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA”, o Dr. Joaquim Melro, Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio, realizou, na BEMA, um interessante e participado workshop sobre o tema para alunos do 7º ano de escolaridade.
A “LITERACIA 3Di”, promovida a nível nacional pela Porto Editora, passou, também este ano, por aqui. Com o precioso apoio de uma sua representante e dos alunos Diogo Silva, Gonçalo Santos, Gonçalo Moreira, João Monteiro e Rúben Silva, todos do Curso Profissional 9º IRC, participaram alunos dos anos que se especificam, nas áreas que se referem: LITERACIA MATEMÁTICA- 5º ano; LITERACIA CIENTÍFICA- 6º ano; LITERACIA DA LEITURA- 7º ano; LIERACIA DO INGLÊS-8ºano. Os alunos apurados passarão à fase distrital, a realizar numa capital de distrito entre 26 de Fevereiro e 2 de março. A última fase, a grande FINAL, decorrerá no Pavilhão do Conhecimento- Ciência Viva, no dia 11 de maio. Os prémios para os vencedores são aliciantes, pelo que desejamos MUITO BOA SORTE aos nossos participantes!
Maria da Luz Albuquerque













                                                                                                                       




Sem comentários:

Enviar um comentário