PESQUISAR

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E SEXUALIDADE:De Mãos Dadas Pela Nossa Saúde

RELATÓRIO
Promovidas pela equipa do projeto de saúde e sexualidade da EB 2,3 de Marvila, com a colaboração da biblioteca escolar Manuel Alegre, decorreram entre os dias 17 de abril e 6 de maio, diversas sessões inseridas na temática da sexualidade.
Do 5º ao 9º ano de escolaridade, todos os alunos assistiram e participaram ativamente nas palestras proferidas por técnicas da LATITUDES e da LAPP, nas pessoas das Dras. Vera Amaral e Luísa Humanes. Os estagiários Pedro Gonzalez e Ruben Matay prestaram também a sua colaboração.
Os temas, que a seguir se enumeram, foram previamente selecionados, de acordo com o nível etário dos alunos:
·         DIVERSIDADE E RESPEITO- Competências relacionais (confusão na escola/saber comunicar);
·         ANATOMIA E FISIOLOGIA/CORPO SEXUADO- Imagem corporal (grau de satisfação com a aparência física); Identidade e Sexualidade (Gosto de ser rapaz/rapariga porque…);
·         IDENTIDADE e SEXUALIDADE (Sentimentos, gostos e decisões/ diferentes maneiras de gostar e expressar sentimentos);
·         SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA (infeções sexualmente transmissíveis);
·         CORPO SEXUADO (gravidez na adolescência);
·         RELAÇÕES INTERPESSOAIS (sexualidade e relações amorosas);
·         IDENTIDADE e SEXUALIDADE (Corpos perfeitos: eles e elas das revistas);
·         SEXUALIDADE E SOCIEDADE (sexualidade e violência/ quanto mais me bates mais gosto de ti).
A cada ano de escolaridade corresponderam duas sessões temáticas de 45 minutos cada. Das inicialmente previstas apenas não se concretizou uma das destinadas ao 5º ano de escolaridade por motivos imprevistos, alheios à vontade da organização.
Considera-se bastante positivo o balanço final destas atividades, tendo em conta o número de alunos envolvidos, a colaboração dos professores destacados para o acompanhamento das turmas, o interesse manifestado, a variedade de temas abordados, a forma como foram apresentados e a concretização atempada e organizada dos mesmos.


Sem comentários:

Enviar um comentário