PESQUISAR

4º ANIVERSÁRIO DA BEMA


O dia 19 de Maio de 2009 irá ficar para sempre marcado na história da nossa escola. Nascia a “nova” biblioteca escolar, batizada com o nome de Manuel Alegre. Era (e é) um espaço amplo e bonito, que convida a entrar, a ler, a pesquisar, a conviver, a aprender, a estar... e a voltar…
Desde então, é já um hábito enraizado comemorar o aniversário da BEMA - e este ano não foi, obviamente, exceção. A 23 de Maio (porque o dia 19 era, este ano, um domingo), a nossa biblioteca convidou e acolheu, com muito gosto, alunos, professores e funcionários na sua “ festa de anos”.
Para além do lanche - convívio, assistiu-se a uma apresentação musical dos alunos do 5ºC, orientados pela professora Fátima Rodrigues e à apresentação de um filme sobre “ Energia sem fim”, complementado pela visita guiada à exposição com o mesmo nome. No final, os alunos participantes receberam um presente: um roteiro pedagógico, com atividades lúdico-didáticas, que consolidavam os conteúdos abordados.
Diversão, convívio e aprendizagem voltaram a unir as mãos neste dia, que se deseja ver repetido por muitos e longos anos.
PARABÉNS À BEMA!
BEM HAJA QUEM A AJUDA A SER UM ESPAÇO DINÂMICO E ACOLHEDOR!



WORKSHOP “ DIA DA MÃE”


Assinalado, este ano, no dia 5 de maio, o Dia da Mãe foi pretexto para uma atividade especial na Biblioteca Escolar Manuel Alegre.
Um workshop realizado na tarde de 2 de Maio (o dia útil anterior), juntou a equipa da BEMA, assistentes operacionais, professores colaboradores e alunos das turmas do 6ºA, 7ºD, 8ºB e 9ºC.
Para além do bom e descontraído ambiente que se criou, os produtos finais deste workshop, feitos certamente com muita dedicação e amor para oferecer “às mães”, permitiram aos intervenientes perceber que, quando há empenho e boa vontade, todos podem ser habilidosos e criativos.
 Pretendeu-se, com esta iniciativa, sensibilizar para a comemoração de uma data festiva, promover a capacidade de atenção e concentração e o gosto por atividades lúdico didáticas e desenvolver a destreza manual e a motricidade fina.
Pretendeu-se, sobretudo, criar um ambiente de afeto, com o objetivo primordial de “ fazer girar a tarde à volta da MÃE” e do que, de uma forma simbólica podemos fazer para lhe transmitirmos o nosso amor. No dia que lhe é dedicado, mas desejavelmente em todos os outros também.






4º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA ...


      É já no próximo dia 19 de maio que a biblioteca comemora o seu 4º aniversário.  
     Como de costume assinalaremos a data com iniciativas várias, para as quais enviamos desde já, o nosso convite.
     Estejam atentos à divulgação das atividades!

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E SEXUALIDADE:De Mãos Dadas Pela Nossa Saúde

RELATÓRIO
Promovidas pela equipa do projeto de saúde e sexualidade da EB 2,3 de Marvila, com a colaboração da biblioteca escolar Manuel Alegre, decorreram entre os dias 17 de abril e 6 de maio, diversas sessões inseridas na temática da sexualidade.
Do 5º ao 9º ano de escolaridade, todos os alunos assistiram e participaram ativamente nas palestras proferidas por técnicas da LATITUDES e da LAPP, nas pessoas das Dras. Vera Amaral e Luísa Humanes. Os estagiários Pedro Gonzalez e Ruben Matay prestaram também a sua colaboração.
Os temas, que a seguir se enumeram, foram previamente selecionados, de acordo com o nível etário dos alunos:
·         DIVERSIDADE E RESPEITO- Competências relacionais (confusão na escola/saber comunicar);
·         ANATOMIA E FISIOLOGIA/CORPO SEXUADO- Imagem corporal (grau de satisfação com a aparência física); Identidade e Sexualidade (Gosto de ser rapaz/rapariga porque…);
·         IDENTIDADE e SEXUALIDADE (Sentimentos, gostos e decisões/ diferentes maneiras de gostar e expressar sentimentos);
·         SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA (infeções sexualmente transmissíveis);
·         CORPO SEXUADO (gravidez na adolescência);
·         RELAÇÕES INTERPESSOAIS (sexualidade e relações amorosas);
·         IDENTIDADE e SEXUALIDADE (Corpos perfeitos: eles e elas das revistas);
·         SEXUALIDADE E SOCIEDADE (sexualidade e violência/ quanto mais me bates mais gosto de ti).
A cada ano de escolaridade corresponderam duas sessões temáticas de 45 minutos cada. Das inicialmente previstas apenas não se concretizou uma das destinadas ao 5º ano de escolaridade por motivos imprevistos, alheios à vontade da organização.
Considera-se bastante positivo o balanço final destas atividades, tendo em conta o número de alunos envolvidos, a colaboração dos professores destacados para o acompanhamento das turmas, o interesse manifestado, a variedade de temas abordados, a forma como foram apresentados e a concretização atempada e organizada dos mesmos.


Semana da leitura: MAR de PALAVRAS



SEMANA da LEITURA - "MAR DE LEITURAS"
      A partir da temática geral d’”O MAR”, um “Mar de Palavras” inundou esta semana da leitura, que decorreu entre os dias 11 e 15 de março passados na EB 2,3 de Marvila, envolvendo também, em algumas atividades, as EB1 João dos Santos e Agostinho da Silva. A BEMA dinamizou e acolheu no seu espaço a maioria dos alunos, dando apoio ao currículo das disciplinas de português, educação musical, inglês, francês, história e geografia de Portugal e educação visual.

     Atividades como leituras digitais, leitura dramatizada (com a colaboração do professor Carlos Vicente)
 
e dramatização de uma cena do Auto da Barca do Inferno por alunos do 9º A, marcaram esta semana de forma bastante interativa.
    
 
 
 No dia 12 de março e como já é tradicional, “ A Escola a ler” envolveu toda a comunidade educativa, incluindo a das escolas do 1º ciclo do agrupamento. Todos, à mesma hora, pararam para ler – livros, jornais, revistas – o que quisessem e estivesse mais a jeito.

     O “ Dia do Facebook” teve também uma adesão significativa, com muita comunicação virtual à mistura, bem do agrado de todos os participantes.
     O projeto “ Bora lá…vamos ler!”, viajou pela EB 2,3 de Marvila e pela EB1 João dos Santos, com um “Encontro de Leitores”
entre os alunos mais crescidos e  com a leitura da obra de José Saramago “ O Silêncio da Água” aos alunos do 1º ciclo, pela dra. Joana Inverno, da PRODAC .

     A ilustradora Rute Reimão animou, no dia 13 de março, as bibliotecas Irene Gonçalves e a da Escola Agostinho da Silva, com os alunos a ilustrarem as histórias “
 
“Cozinhar um livro” e
“ O caso muda de figuras”.

 



     Também a escritora Armanda Sanches leu aos alunos do 4º ano, na biblioteca Irene Gonçalves, a história de D. Dinis.

    


A música, baseada na temática do mar, esteve também muito presente. Houve sessões de Karaoke e a atividade “ Musicantando” envolveu a disciplina de educação musical e o departamento de línguas. Também a EB1 João dos Santos recebeu a visita dos músicos e cantores envolvidos – alunos da EB 2,3 de Marvila.



 
 
 


   

  O projeto Madagáscar marcou presença nesta semana da leitura, com a projeção do filme com o mesmo nome. Também o filme baseado na obra “ O rapaz do pijama às ricas”, trabalhado no projeto “ Ler +…Ler Melhor”, foi visionado no espaço da BEMA.

 
    





A “feira do livro usado” esteve patente ao longo de toda a semana na BEMA, bem como uma exposição de trabalhos de português de alunos do 3º ciclo, sobre a “ História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” e outra de trabalhos sobre a Páscoa, elaborados pelos alunos do 2º ciclo de inglês.
      Os alunos do 5º A viram também expostos os seus trabalhos, nomeadamente diários gráficos e marcadores de leitura, que foram oferecidos à BEMA.
     Demonstrando a nossa criatividade, a equipa da BE preparou um espaço que se quer dinâmico e que permita o intercâmbio livre e gratuito de recursos de material livro entre os leitores.
    “ TAKE-AWAY, leituras fresquinhas” no frigobar da nossa biblioteca.

 
     Um cartaz gigante, construído com figuras e letras a partir das quais se descobriam palavras relacionadas com a temática do mar, convidava à participação nesta semana da leitura, que decorreu de forma animada e positiva.


 

 

 
O Abraço Solidário dinamizado pela BEMA resultou nesta mãozinha de sentido agradecimento por

parte dos meninos e das meninas da Ajuda de Berço. 

Oficina de Croché


 
OFICINA de CROCHÉ
No último dia do mês de janeiro, a BEMA acolheu mais uma atividade, orientada pela professora Fátima Rodrigues. Numa “ Oficina de Croché”, que decorreu entre as 14.40h e as 15.15h, participaram onze alunos, seis professores e quatro assistentes operacionais, que aprenderam e/ ou treinaram as suas habilidades nesta área.

O desafio foi lançado e entre panos, linhas, lãs e agulhas, todos passaram bons e descontraídos momentos. As bolsinhas para as flautas foram as eleitas pelos alunos e foi com entusiasmo que iniciaram a sua confeção.
Esta atividade pretendeu promover a capacidade de atenção e concentração, desenvolver a destreza manual e a motricidade fina, promover o gosto por uma atividade lúdico didática, dar a conhecer aspetos tradicionais e culturais e proporcionar momentos de convívio e interação entre a comunidade escolar.

Feira do Livro


 
FEIRA do LIVRO na BEMA

 
A Biblioteca Escolar Manuel Alegre promoveu e acolheu, mais uma vez, no seu espaço, a Feira do Livro que tradicionalmente ocorre no final do primeiro período. De 28 de novembro a 10 de dezembro a biblioteca ficou ainda mais bonita e “recheada” de bons e apelativos livros, com a colaboração das editoras Leya e Lua de Marfim.

Todas as turmas da escola passaram pela feira, acompanhados pelos respetivos professores de português.

Também a EB1 Agostinho da Silva marcou presença neste evento com a participação de uma turma de 4º ano.

A visita de alguns encarregados de educação foi também uma nota positiva, se bem que tenha ficado ainda muito aquém da participação que se desejaria.

 

O contacto direto com uma maior diversidade de livros, harmoniosamente dispostos, convidou alunos, professores, funcionários e encarregados de educação ao manuseio e, em muitos casos à aquisição dos mesmos.

Dia Mundial da Deficiência


INCLUSÃO É O PRIVILÉGIO DE VIVER COM AS DIFERENÇAS


A Escola é também, por definição, um espaço destinado a sensibilizar e educar para a problemática da diferença, promovendo os valores da entreajuda e da solidariedade.

A Biblioteca Escolar Manuel Alegre, as professoras de educação especial e a professora de educação musical, Fátima Rodrigues, tomaram a iniciativa de assinalar o Dia Mundial da Deficiência, com a atividade “ Música na Biblioteca”. A tarde do dia 3 de dezembro encheu-se, assim, de música. “Os Sinos” e a “ Valsa” foram brilhantemente executados por alunos com necessidades educativas especiais, acompanhados por outros colegas das suas turmas. Foi um “ bocadinho” de tarde bem passada, onde cada um, à sua maneira, mostrou os seus dotes artísticos. Valeu a pena.

Concurso de leitura


 


CONCURSO de LEITURA 
As turmas do 5º C e do 5º B da EB2,3 de Marvila participaram, no dia 28 de novembro de 2012 num concurso de leitura, promovido pela Porto Editora, pela Biblioteca Escolar Manuel Alegre e pelos professores de português do segundo ciclo.

A atividade incidiu na obra de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, intitulada “ Mistério no Pavilhão de Portugal” e contou com o interesse e dinamismo dos alunos envolvidos.

Pretendeu-se, com esta iniciativa, promover o gosto pela leitura, a interação entre leitores e a divulgação de obras de autores portugueses, bem como estimular a participação em atividades de grupo, incutindo nos alunos o sentido de responsabilidade e respeito pelo material livro.

Foram oferecidos à biblioteca dois exemplares da obra analisada.

ABRAÇO SOLIDÁRIO
 
Decorreu na Escola Básica 2,3 de Marvila, por iniciativa da Biblioteca Escolar Manuel Alegre, uma campanha de solidariedade, que reverte a favor da Associação Ajuda de Berço.

Denominada “ Abraço Solidário”, decorreu entre os dias 17 e 31 de outubro de 2012, integrada nas atividades comemorativas do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

No Ano Europeu do Cidadão, considerou-se de especial relevância promover na comunidade escolar valores associados à cidadania, solidariedade e espírito de partilha.
O desafio à colaboração foi lançado a todas as escolas do agrupamento, havendo a salientar a adesão francamente positiva e relevante da EB1 Dr. João dos Santos.

Roupinhas, fraldas, leites, papas, produtos de higiene e limpeza e brinquedos foram, posteriormente, selecionados e embalados, de forma a serem entregues na instituição.

Que seja esta uma forma de alertar a nossa comunidade para o dever que todos têm de contribuír para o bem-estar e para o suprir de necessidades de quem ainda mais do que nós precisa.

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Assinalamo-lo habitualmente na nossa escola e este ano não foi exceção. Entre os dias 17 e 31, a Biblioteca Escolar Manuel Alegre promoveu e foi palco de atividades diversas, que animaram o espaço escolar e contribuíram para o enriquecimento pessoal e cultural de todos os participantes.

      Tendo como objetivos primordiais promover a divulgação de obras literárias e a interação entre escritores e leitores, recebemos, nos dias 22 e 23 a visita das escritoras Sandra Nóbrega e Luísa Lobão Moniz, que apresentaram as suas obras de uma forma cativante e muito motivadora. “ Histórias Difíceis de Contar” e “ Menino como Eu”, fazem agora parte do espólio da nossa biblioteca e a sua leitura será, sem dúvida, ainda mais vivida, entendida e motivada por parte daqueles que assistiram à sua apresentação. A escritora Luísa Lobão Moniz, do Instituto de Apoio à Criança, regressou ainda no dia 31 de outubro para um encontro especial do seu ”Menino como Eu” com professoras do departamento de línguas e não só, no qual propôs abordagens de leitura e de trabalho pedagógico bastante interessantes.
Ambas as obras abordam vivências pessoais que não são de todo estranhas à nossa realidade socioeducativa, ou não fossem as suas autoras pessoas que as vivenciaram na primeira pessoa enquanto professoras e educadora.
Ainda no dia 22, precedendo a apresentação do livro “ Menino como Eu”, realizou-se a cerimónia de nomeação dos “ Embaixadores do Projeto Madagáscar- Pensar…agir global”. Teve início com uma fantástica apresentação musical feita por alunos do 7º ano, sob a direção da professora Fátima Rodrigues e contou com a presença da Dra. Lídia Santos, diretora do Colégio Marie Auxiliatrice, de Madagáscar, com o qual a nossa escola colabora desde o ano letivo transato. Com a nomeação destes “ embaixadores”, pretende-se continuar a difundir a cultura dos dois países, fomentar o intercâmbio entre sociedades cultural e socialmente diferentes e também partilhar experiências na promoção da leitura e da literacia, colaborando com uma biblioteca escolar além- fronteiras. Cada “ embaixador “ – alunos de 9º ano -, recebeu formalmente o seu certificado de nomeação e tem agora uma responsabilidade acrescida na continuação do êxito deste projeto.

        Os dias 24 e 25 de outubro foram diferentes também na EB1 Dr. João dos Santos, pois a Biblioteca Irene Gonçalves foi palco de atividades especialmente direcionadas para os alunos do primeiro ao quarto ano. Aos mais pequeninos- os do primeiro ano-, foi apresentada a biblioteca e as suas regras de funcionamento, que terminou com a atividade lúdico- didática “ Ilustrar é Ler +”.Os 2ºs, 3ºs e 4ºs anos foram chamados a conhecer o projeto “ Bora lá…Vamos ler, marcou encontro contigo …na Biblioteca Irene Gonçalves”, que terá o seu desenvolvimento na 3ª semana de cada mês, às 3ªs feiras, a partir desta data. Como motivação e sensibilização para a comemoração do Halloween a 31 de outubro, foi lido o livro de Emily Horn, do Plano Nacional de Leitura,“ Desculpa… Por acaso és uma bruxa?”, que agradou visivelmente a miúdos e a graúdos.
E o Halloween foi mesmo a sério por aqui, com a participação do grupo de inglês do 2º ciclo, que todos os anos o comemora com os seus alunos. Desta feita a parceria com a BEMA foi ainda mais estreita, tendo sido uma atividade de apoio ao currículo por parte da biblioteca. Entre 30 de outubro e 2 de novembro, esteve patente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, a partir da motivação feita em sala de aula, divulgação de livros relacionados com o tema e visionamento dos filmes “ Eclipse” e “ Lua Nova”, cuja assistência foi devidamente calendarizada por dias, turmas e professores acompanhantes. Participaram as turmas do 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºC e 9ºB. Foi uma forma de alargar os conhecimentos dos alunos sobre as tradições da cultura anglo-americana, onde nasceu, mas nos nossos dias já alargada também à cultura europeia, embora de forma menos genuína.
     No Ano Europeu dos Cidadãos, considerou a BEMA de especial relevância promover valores associados à cidadania e à solidariedade na comunidade educativa. Daí o lançamento da Campanha de Solidariedade “ Abraço Solidário”, a decorrer entre os dias 17 e 31 de outubro, que reverte para a Associação Ajuda de Berço.  Foi neste espaço que se recolheram donativos diversos, que serão brevemente entregues na Instituição. De sublinhar a excelente colaboração da EB1 Dr. João dos Santos, cuja contribuição foi muito significativa.

      Mês diferente, este nosso mês de outubro… e que venham mais ideias, parcerias e sobretudo participações motivadas por parte dos públicos-alvo!